Publicado por: sadeckgeo | janeiro 6, 2010

Landsat 8

landsat8

Há algum tempo comentei aqui que o programa Landsat está entrando em colapso e teria seu fim decretado, também nessa postagem informei que a NASA vinha investindo em um novo sensor para dar continuidade à série de dados Landsat, essas e outras informações você pode ver aqui!

Foi ai então, que hoje me chega a notícia, não mais só uma possibilidade, a série Landsat terá sua versão 8… Já programado para ser lançado em dezembro de 2012, esse novo satélite terá importância crucial para o meio científico na área de observação da terra.

Como já disse na outra postagem, o Landsat 8 começou a ser pensado em 1992 na Land Remote Sensing Policy Act com a intenção de atender adequadamente a população civil, a segurança nacional, comercial e de interesses da política externa dos Estados Unidos assim como manter a continuidade de dados das missões anteriores e atuais Landsat.

Como nas missões anteriores, a NASA e a USGS são as responsáveis pelo novo Landsat. A NASA ficou com a parte de operações da missão, com a seguimento de lançamento e com o período de testes pós lançamento, que depois serão repassadas as atividades para a USGS, o principal sensor do Landsat 8, o Operacional Land Imager (OLI), ficou a cargo da empresa Ball Aerospace & Technologies e o veículo lançador, um Atlas V, é de propriedade da United Launch Alliance. A USGS é responsável pela aquisição e funcionamento do sistema terrestre, incluindo redes de dados, agendamento de coleta de imagem, arquivamento, processamento e sistemas de distribuição. Na sequência da aceitação em órbita, USGS vai operar e manter a missão.

O Landsat 8 vai gravar em muitas das mesmas bandas, com modificações destinadas a reforçar a coleta de dados, O sensor OLI vai incluir novas faixas de azul profundo e Cirrus. A banda Deep Blue será especialmente útil para estudos costeiros e há ainda uma questão de se incluir uma capacidade térmica infravermelho a bordo do Landsat 8.

No quadro a baixo podemos comparar os comprimentos de onda e as bandas dos dois sensores.

Com a continuidade do programa Landsat, teremos a possibilidade de cruzar dados de mais de 40 anos, possibilitando análises temporais de grande valia, principalmente para áreas de floresta tropical.

A distribuição dos dados seguirá a política estabelecida pelo USGS como já vem sendo disponibilizado com os dados dos outros sensores da série Landsat, as imagens serão distribuídas ortoretificadas, em um formato GeoTIFF e estarão disponíveis para download gratuito através da Internet.

Se quiser saber sobre outros sensores acesse: http://www.sat.cnpm.embrapa.br/

Fontes:

http://directory.eoportal.org/get_announce.php?an_id=10001248

http://www.ballaerospace.com/page.jsp?page=185

http://space.skyrocket.de/index_frame.htm?http://space.skyrocket.de/doc_sdat/ldcm.htm

http://www.eijournal.com/Flash_Forward.asp

http://geography.usgs.gov/

About these ads

Responses

  1. Excelente noticia. A série LandSat sempre fez parte da nossa vida como principal fonte de imagens de satélite e foi mesmo triste saber que o programa estava em colapso. Com o LandSat 8 voltaremos a ter uma fonte Global de dados. Apesar de atender primeiramente os interesses dos EUA a série sempre serviu a outros paises que não dispoem de outras fontes. Tá ai uma decisão que vai beneficiar todos.

    Bom trabalho.

    Curtir

  2. Hum… Boa notícia! Resolução espacial de 15 m…

    Vai ser a mesma resolução utilizada no Geocover… Que pena que as imagens não serão free por um longo tempo…

    Curtir

    • Olá Jorge,

      Acredito que as imagens só não serão disponibilizadas livremente durante o período de testes dos sensores, mas depois disso as imagens entrarão no acervo da USGS assim como as que já estão disponíveis do ETM+ e do TM.
      Em todo caso, vamos aguardar pra ver no que vai dar isso!

      Um abraço

      Curtir

  3. Governo dos EUA já repassou verbas $ para USGS dar seguimento aos estudos do Landsat 9.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.244 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: