Publicado por: sadeckgeo | janeiro 18, 2009

Iniciativa livre de apoio ao georreferenciamento de imóveis rurais

Dexter - GPSComo tenho visto muitos acessos à matéria de tutoriais do datageosis aqui do blog, fui levado a pensar que você, meus nobres colegas, estão interessados nas ferramentas que nos possibilitam trabalhar com a área de georreferenciamento de imóveis rurais ou com cadastro de terras e regularização fundiária, por isso, hoje trago para vocês algumas informações relevantes sobre está área.

Depois da aprovação da Lei 10.267/2001 o governo brasileiro resolveu implementar o Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária que irá possibilitar ao Brasil tomar a “posse” efetiva de seu território, visto que proporcionará o conhecimento físico geográfico e a situação ocupacional do mesmo que talvez seja aparte mais problemática tanto para questões do desmatamento quanto para os conflitos de terra. Além disso, se terá pela primeira vez, é bom que se diga isso, uma vinculação consistente entre a situação real, o cadastro, e o registro.

O objetivo geral do Programa, segundo o documento de apresentação, é o de proporcionar a integração de ações do Governo Federal, dos governos estaduais e municipais, na constituição do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais – CNIR – e executar amplo Programa de Regularização Fundiária dirigido prioritariamente a pequenos agricultores familiares em apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável do Brasil e fornecer elementos que proporcionem seguridade jurídica favorecendo o saneamento do sistema de Registro Público de imóveis rurais.

Para dar suporte a essa estratégia o Governo Federal desenvolveu o Sistema de Geoprocessamento, denominado Sistema de Gestão Territorial – SGT, utilizando a biblioteca de classes e funções Terralib desenvolvida pelo INPE.

Esse sistema deverá apoiar nas atividades de gestão e gerenciamento da base de dados espacial gerada a partir do georreferenciamento dos imóveis rurais do estado além de facilitar a integração dos dados novos com as informações já existentes criando assim uma base de dados estruturada que possibilite o estabelecimento de políticas públicas para o setor rural.

Para quem se interessou pelo software ele foi criado baseado na biblioteca TerraLib e com uma interface muito parecida com o TerraView.

A TerraLib é uma biblioteca de classes escritas em C++ para a construção de aplicativos geográficos, com código fonte aberto e distribuída como um software livre. Destina-se a servir como base para o desenvolvimento cooperativo na comunidade de usuários ou desenvolvedores de SIG.

Para os que se interessarem em dar uma olhada no software ai vão tambem o Tutorial TerraSGT e o Manual do Usuário TerraSGT.

Gostaria de ouvir as contribuições da comunidade em relação à ação do Governo Federal e sobre os softwares que estão dando apoio à iniciativa.

Obrigado!


Fonte: http://www3.funcate.org.br/sgt/

About these ads

Responses

  1. Blz Sadeck, a materia ficou muito bacana, vc ja está dominando o SGT? abraço

    Curtir

  2. ola amigos acabo de passar para a área de geoprocessamento no cefetpi atual infet do Piauí e gostaria de receber tudo que fosse possivel sobre o asunto pois trabalho com uma ferramenta que é o Geomedia onde o seu custo é muito caro para a empresa e a mesma gostaria de entrar no campo de SL pois além de reduzir custo é o futuro das empresas estatais

    atenciosamente,
    Luis Lucas

    Curtir

  3. estou fazendo dowload do SGT logo que ler mando opinião
    obrigado

    Curtir

  4. Olá Lucas,

    existem muitos aplicativos bons de SIG e PDI livres, porém eles ainda apresentam algumas limitações, mas o desenvolvimento é continuo e sempre temos algumas melhoras… Aqui você vai encontrar algum material sobre os mais usados pela geocomunidade, espero que possa te ajudar.

    Um abraço e obrigado pelos comentários.

    Curtir

  5. Como eu posso obter permissão de acesso ao SGT?

    Curtir

    • Entre com usuário: sgt e senha: sgt

      Curtir

  6. Oi,obrigado pela atenção,o sitio fica na divisa (limite) de SETE BARRAS E JUQUIA, distância do sitio a cada cidade é de 20 km, local perto de dois bairros rurais na beira da rodovia com asfalto, juquia fica na rodovia BR 116 entre SÃO PAULO E CURITIBA, o sitio tem 300 metros de frente e 1000 metros de fundo, são 11 alqueires (7 de pasto e 4 de mata preservada), varias nascentes de água ribeirão pequeno de agua, partes planas e partes um pouca alta de terreno, lagoa grande, 3 casas, terreno fertil, propício para criar animais, peixes, plantio de plantas, banana, palmeiras, eucalipito, reflorestamemto, enfim para tudo, sou uma pessoa de boas referencias e posso ajudar a sua empresa, só presciso de um oportunidade, obrigado, um abraço.

    Curtir

  7. instalei o programa SGT mais precisa de senha, host e porta, como faço para obter?

    Curtir

  8. Olá pessoal , estou interessado na versão 1.4.0 sgt, sou agrimensor , região de alagoas.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.240 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: